ENTREVISTA COM DR. PEDRO RICARDO FERNANDES, FUNDADOR E IDEALIZADOR DO PROJETO

 1- Explique resumidamente o Projeto.


Montar na Regional DRS VII ampliada de Campinas uma Associação / OSCIP bem diferenciada, moderna, avançada e humanizada como uma "filial" nos moldes do Hospital de Câncer de Barretos - Fundação PIO XII, o qual se chamaria Instituto de Câncer Dr Paulo Prata (Dr Paulo Prata foi o ilustre médico fundador do Hospital de Câncer de Barretos – in memorian – junto à sua esposa, ilustre Dra Sylla Prata e seus filhos, Henrique Prata, Clarisse Prata e Paulo Duarte Prata) - Hospital de Câncer Regional de ... - Filial do Amor - Entidade Filantrópica Sem Fins Lucrativos e com 100% de atendimento gratúito (SUS) – e, ainda, com o Centro de Câncer da Mulher ... - em nível de excelência de privado para os inúmeros pacientes oncológicos carentes de toda a nossa gigante regional de Campinas (DRS VII) ampliada e de forma exclusiva, integral, humanizada realmente e multidisciplinar especializada nessa área.

Existem alguns aspectos pioneiros nesse Projeto, que são, por exemplo: todos os quartos das áreas de internações hospitalares deverão ser individuais; todos os pacientes deverão ter direito a um acompanhante durante todo o tempo e em todos os setores; todos atendimentos da mulher, inclusive a área de internação e exames, deverão ser exclusivos, totalmente separados do dos homens, garantindo total privacidade e respeito à mulher com câncer;

Ressalto que esse nosso Projeto já foi aprovado nesse ano pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

2- Ele pretende atender em média quantas pessoas?

Aproximadamente 1.000 atendimentos por dia, contando todas as áreas terapêuticas e diagnósticas do Hospital, de internação ou ambulatoriais (interna ou externa). Isso representa, aproximadamente, um terço do atendimento diário do Hospital de Câncer de Barretos atualmente.

Isso cobriria as necessidades oncológicas da nossa grande regional DRS VII de Campinas, ampliada para a regional de São João da Boa Vista, Limeira e Piracicaba (mais de 4 milhões de habitantes!).

Vale ressaltar, que, não raramente, perdemos pacientes carentes oncológicos nas nossas filas intermináveis e desumanas, além de que, os pacientes que conseguem ser tratados, após todo esse atraso inaceitável, acabam recebendo um tratamento incompleto, menos eficaz e, acima de tudo, sem carinho, respeito e amor... indispensáveis!

3- Quem custeia um Hospital como este?

Primeiramente, o Governo do Estado de São Paulo (cerca da metade da verba mensal, ou seja, metade dos previstos 5 milhões de reais de gastos mensais para o funcionamento pleno);

Em segundo lugar, o Governo Federal (União), o qual contribui com cerca de 15% dos gastos mensais;

Em terceiro lugar, a maioria das prefeituras da nossa regional, que enviarão pacientes para nós (cada uma dentro das suas possibilidades);

Depois, o restante é sustentado pelo Centro de Captação de Recursos desse Instituto de Câncer, o qual capta, principalmente, de mega-empresários e empresas regionais, nacionais e até internacionais, comércio em geral, empresas farmacêuticas, de materiais médicos e para-médicos, artistas, shows beneficentes, leilões, rodeios, jornais, propagandas, festas diversas, ONGS, Maçonaria, Rotary, associação comercial, associação industrial, demais associações, espontaneamente de ex-pacientes e familiares ou amigos, inúmeras doações anônimas, benefícios fiscais, etc...

Ex: A Prefeitura Municipal de Matão aprovou, unanimemente, com seus vereadores e representantes do comércio daquela região, que 1% de todo rendimento líquido deste comércio vai diretamente para a Fundação PIO XII - Hospital de Câncer de Barretos, onde são atendidos todos os pacientes oncológicos desta região.

4- Quanto tempo vocês estão em busca de uma cidade que possa abrigar este hospital?

Há mais de um ano!


5- Já foram em quais cidades? Quais respostas receberam?

Fomos às principais cidades da nossa regional além de Paulínia, que poderiam ter condições reais para desenvolverem esse Projeto conosco: Campinas, Americana, Jaguariúna, Indaiatuba e Atibaia.

Falamos com prefeitos, primeiras-damas, vereadores e secretários de saúde.

Em Atibaia, o prefeito Dr. Denig - grande pediatra, o qual ficou maravilhado com o Projeto e o aceitou, nos recomendou tentar mais um pouco em Paulínia, pois humildemente, sem vaidades, também nos disse que Paulínia é, obviamente, o município com os melhores aspectos físicos, funcionais / logísticos e estruturais para abrigar e permitir o pleno crescimento desse grande Projeto com o apoio de toda nossa gigante e rica regional!

Os demais municípios, além de também nos recomendarem insistir em Paulínia, disseram-nos que não estão interessados em realizar esse Projeto na atual gestão política deles, mas sem muito entrar em detalhes, esbanjando sórdida indiferença! Alguns demonstraram medo da sustentabilidade, mesmo sabendo que isso não é responsabilidade do município e que um Projeto desse traz muitos empregos, comércio, grandes profissionais, cultura e desenvolvimento enorme. A maioria demonstrou frieza e desinteresse pela causa e objetivos filantrópicos de verdade!

6- Por que vocês buscam o apoio das cidades de Paulínia?

Porque, sem dúvida alguma e muito estampadamente, é a cidade da nossa regional com as maiores condições físicas (áreas públicas disponíveis - mais de um milhão de metros quadrados disponíveis para a Prefeitura de Paulínia - e organização espacial, arquitetônica, de fácil acesso, etc.), estruturais / logísticas, em pleno desenvolvimento, moderna, encostada em Campinas, com muitas grandes empresas ao redor (a gigante nacional Refinaria da Petrobrás, Shell, Basf, Souza Cruz bem ao lado, etc...); Paulínia sofre por um acidente de contaminação pela Shell, a qual já foi condenada e deve milhões nesse município (casos importantes de câncer sem a devida assistência), etc.

Seguramente, não vemos uma cidade melhor do que Paulínia para adotar e proficuamente desenvolver esse Projeto pioneiro aqui na nossa gigante regional ampliada (a maior, mais moderna, mais populosa e mais rica regional do interior do país)!

Destarte, Paulínia tem plenas condições e merece ser a referência de ponta exemplar regional e até nacional nessa área mais complexa e nobre da Saúde!

7- Quais benefícios um Projeto como este traz para a população? (além do combate ao câncer)

Muitos empregos, cultura, diversos cursos e especializações, pesquisa, grandes profissionais, artistas, marketing, crescimento comercial (mercados, restaurantes, padarias, drogarias, pousadas, hotéis, postos de combustível, lojas de materiais médicos, para-médicos e hospitalares, gráficas, mecânicas, cursos e profissionais técnicos das mais variadas áreas, construções civis diversas, etc...), linda e imensurável imagem de município modelo e referência regional, estadual, nacional e, quem sabe um dia, internacional na Oncologia, Medicina, Prevenção e Pesquisa para quem realmente precisa que é a maioria do nosso povo e pacientes!

Ressalto que o câncer é a nossa principal causa de morte e doença arrastada com um tratamento altamente complexo e sofrimento incomparável! É uma verdadeira epidemia! Nessa década, todas as famílias do mundo terão o seu caso de câncer! Não apenas o diagnóstico tem sido mais efetivo, mas o surgimento crescente de inúmeros novos casos, mormente em jovens, tem sido cada vez pior e a nossa mais pura triste realidade!

E estamos afogando o Hospital de Câncer de Barretos, enviando para eles, anualmente, milhares de atendimentos oncológicos da nossa gigante regional! Mesmo assim, não conseguimos solucionar grande número de pacientes oncológicos carentes que ainda ficaram ou constantemente surgem por aqui!

8- Há quanto tempo entrou em contato com o prefeito de Paulínia?

Em Paulínia, há mais de quatro meses: assessores, amigos e vereadores (Luciana Koki, Regina Almeida, Esdras Pavan, Marcos Fiorella, Palito, Custódio, etc.), os quais por sinal nos receberam muito bem. A melhor reunião foi com o Dr. Pedro Politano (Chefe da Secretaria de Governo de Paulínia), que prontamente se sensibilizou, estudou seriamente a fundo todo o Projeto e o aprovou, colocando-o em profícua discussão agora com o Prefeito Sr José Pavan Jr, o qual já se comprometeu com o Projeto e autorizou a construção do mesmo nesse município.