OBJETIVOS

Considerando-se que a longa peregrinação dos pacientes portadores de câncer nas diversas instâncias do SUS até a confirmação diagnóstica e tratamento determina insucesso terapêutico, custos elevados e prognóstico reservado, restando todo o ônus às três não específicas, não exclusivas e superlotadas Unidades Regionais de Assistência Geral e Oncológica de Alta Complexidade de Campinas (UNICAMP/CAISM, PUCCAMP e HMMG - UNACON); que no cenário atual estas Unidades não oferecem o acolhimento imediato e irrestrito para o diagnóstico precoce seguido do pronto tratamento completo a todos os pacientes oncológicos da nossa enorme região, nem muito menos possuem um atendimento diferenciado aos pacientes oncológicos do SUS, principalmente às numerosas e especiais mulheres; e que aumentamos a demanda aos Hospitais de Câncer de Barretos e de todo o estado de São Paulo com centenas de pacientes porque não estamos conseguindo atender em nossa regional DIR XII (quase 400 pacientes e 4.000 atendimentos só para Barretos! - tabela 2), o objetivo principal deste Projeto é somar com esmero nesse atendimento diferenciado e pleitear o urgente reconhecimento de referência em Oncologia completa pelo SUS Estadual e Federal - um credenciamento “CACON” – SUS – com a criação e investimentos em um hospital novo filantrópico de referência regional (DRS VII ampliada) ao câncer adulto, mormente das mulheres – “Barretinho” - nos moldes do nosso admirável e modelo internacional Hospital de Câncer de Barretos – Fundação PIO XII e também do Hospital de Câncer Infantil Boldrini.
É a meta, compromisso e rotina adotada por esse nosso nobre e digno Projeto, que o nosso novo Hospital de Câncer assista os seus doentes “ad eternum”, desde o diagnóstico precoce, rápido estadiamento completo e preparo multidisciplinar pré-tratamento, além do pronto tratamento especializado, “follow up” e até os profícuos cuidados paliativos.
Dentre estes objetivos nada utópicos, o real desafio assumido e batalhado é para que a demora entre a primeira consulta e o principal tratamento oncológico não supere 3 semanas e que os doentes sem possibilidades terapêuticas curativas tenham a real assistência diária, especializada e digna de cuidados paliativos, assim como os seus familiares! Semelhante ao que acontece de verdade no tão admirado Hospital de Câncer de Barretos, sonhamos com uma assistência hospitalar completa do nível de privado e convênio aos nossos pacientes adultos oncológicos carentes do SUS; especialmente às mulheres, de forma bem diferenciada e privativa mesmo!
Um Hospital de Câncer onde também cada paciente tenha o seu médico, e não simplesmente tenha um Serviço de especialidade como referência.

Atuaremos também na área de Prevenção, realizando exames preventivos como os valiosos Papanicolaou, colposcopia, mamografia, ultrassonografia, PSA, histeroscopia, colonoscopia, demais endoscopias, entre outros, e visando conscientizar a população da sua responsabilidade e compromisso individual ou coletivo, ministrando ações educativas e capacitando a atenção básica dos municípios da DIR XII a perpetuar estas ações, referenciando as suspeitas de câncer para nós. A Pesquisa é outra área indispensável e deverá seguir também os moldes e ideais do grande Centro de Prevenção e Pesquisa Avon / Ivete Sangalo recém inaugurado no Hospital de Câncer de Barretos.

3 comentários:

  1. Dr. Pedro querido,

    Agradeço sempre a Deus a benção de ter colocado uma pessoa tão carismática, sensível, carinhosa, atenciosa e acima de tudo, extremamente humana, em meu caminho.
    Graças a você, pude conhecer de perto o real significado e a tamanha importância de um projeto como este, quando minha mãe teve a oportunidade de passar por um tratamento na Fundação Pio XII e ficar curada. Sua presença foi marcante e fundamental em nossas vidas, sobretudo neste período tão delicado.
    Ficamos admiradas com tudo: o profissionalismo e a competência de toda a equipe do Hospital, um local onde nos sentimos bem acolhidos e reconfortados, todos sempre tão atenciosos e dispostos a darem realmente o melhor de si em prol daqueles que ali estão, passando por um tratamento, e muitas vezes longe de casa. Nunca vimos um hospital como aquele!
    Seremos eternamente gratas a você e faremos o que estiver ao nosso alcance para que este projeto tenha todo o apoio necessário e se concretize para que muitas pessoas possam ser ajudadas e muitas vidas salvas! Todos podemos sempre fazer um pouco mais pelo mundo! Somos irmãos e precisamos uns dos outros!
    Parabéns e obrigada por tudo!

    ResponderExcluir
  2. Valeuuu...!!!... Vcs são d+++...!!!... Sua mãe..., a belíssima guerreira Dna Vera..., é um gde exemplo vivíssimo disso tudo p/ nós...!!!... E tudo só tem sentido porque vcs existem aos montes p/ eu fazer o que mais amo nessa vida...!!!... e todos tão carentes..., mas ao mesmo tempo..., tão companheiros..., amigos..., solidários e meus maiores parceiros p/ a luta das limitações do Sistema público de saúde..., da Medicina..., do Médico... e do Homem... em prol dos demais novos pacientes nossos...!!!...

    Costumo dizer que..., "NÃO TENHO MEDO DE DOENTE E NEM DE DOENÇAS"...!!!... então..., quero tratar cada vez mais do máximo de pessoas que precisam de mim..., e qto maior o desafio..., maior meu crescimento médico, humano e espiritual..., assim como o crescimento da tão bela, mágica, inigualável e amada Medicina divina...!!!...
    Amo vcs...!!!...
    Mais uma vez..., mto obrigado por tudooo...!!!...
    Bjão!!!

    ResponderExcluir
  3. Dr Pedro

    Qualquer coisa que eu diga sobre você e seu pai será redundante e inconclusivo "muito o que dizer dificil de explicar " somente sendo paciente para saber da competencia e do ser humano que vcs são .Espero que o prefeito da minha cidade natal Americana possa tomar ciência logo do maravilhoso projeto que é este e dos inumeros beneficios que trarão a todos principalmente aos pacientes oncologicos ,mas não vai se esquecer dos outros por favor... Dr Pedro peço a Jeova para ele te dar força, paciencia e muita paz ,se eu poder fazer algo mesmo que seja divulgar mandar e-mail todos os dias para a prefeitura e jornais estarei a disposição .Forte abraço e forrrrça você vai conseguir acredite!!!

    ResponderExcluir